22.10.03

You are not the contents of your wallet

Você paga aluguel. Ou não. Pode ser que pague mensalidades da faculdade, ou então as parcelas do seu carro novo. Pode ser o cartão de crédito, ou o plano de saúde. E talvez não seja nada muito "nobre". Seja só dinheiro pra Lan House, pra pagar prostitutas, pra ir à festas, comprar livros, comprar roupas da moda. Dane-se. A verdade é que você precisa de dinheiro. Somente os hipócritas religiosos é que ainda tentam passar a idéia de que uma vida de devoção é uma vida para a pobreza. Fácil dizer isso quando se está dentro de uma igreja toda trabalhada em ouro.

O dinheiro é o objeto que move o mundo com mais força. Mais força do que o sexo, que é instintivo, natural. Dinheiro não é natural. Valor é natural. O dinheiro foi criado para dar nome, propriedade e quantificar o valor que temos, o valor de nosso trabalho. Trabalho. Trabalho é instintivo, natural. Emprego não é. Emprego foi criado por um bando de acumuladores de riquezas que perceberam que agregar o trabalho de diversas pessoas diminuia o valor do trabalho do indivíduo, e o fazia valer menos dinheiro. Você precisa de valor e trabalho. Eles te dão dinheiro e empregos. E você pensa que sempre foi assim e tenta ser feliz com a bosta de vida que tem.

Se pelo menos você é feliz com o seu emprego, você tem algum valor. Mas se você não quer levantar toda manhã pra ir trabalhar, sente-se insatisfeito no fim do dia e quando chega o meio da tarde você não vê a hora de ir pra casa, fica enviando aqueles e-mails com dezenas de bebês com cara de retardados e mão juntas rezando pra que chegue logo a sexta feira ou, na pior das hipóteses, você trabalha apenas pelo dinheiro que ganha, você não vale nem uma pilha de merda seca e dura esmagada por carros na avenida Paulista.

Se este é o caso, você não tem condições nem para se sentir melhor do que um desempregado. Você já é um desempregado. Seu cérebro está desempregado e não tem forças pra te ajudar a sair dessa. Você tem que descarregar um pouco o peso que está sobre suas costas e olhar pra frente de novo. Ir atrás do que é melhor pra você. Ha! Muito boa eu dizer isso pra você que é assim. Você nem deve entender essas palavras. Você se esconde atrás da sua própria vida, dizendo que não tem as chances certas, ou que não tem as habilidade certas, ou que não tem sorte ou condições de largar seu emprego porque paga contas, aluguel, comida para os filhos. Faça um grande favor a si mesmo: GET A FUCKING LIFE!!!!!

Você pode estar velho pra abandonar seu emprego, ou ter que sustentar gente demais para se desprender do dinheiro dessa forma. Então mude sua forma de pensar. Pense em outras formas de aumentar seu valor. De melhorar as condições do seu trabalho, da sua carreira. Vá atrás daquela velha vocação que os anos e a faculdade arrancaram de você. Você não é seu emprego, seu dinheiro, a roupa que usa ou o carro que tem. Você é seu valor, os pensamentos que tem e o que faz com esses pensamentos.

Se há um monte de bosta seca que pode mudar a sua vida, esse monte de bosta seca é você. Chega de ouvir - e aceitar - que você é só mais um e que no fim tudo acaba do mesmo jeito. Você pode fazer a diferença. E ironicamente agora eu devo citar aqueles mesmos religiosos do começo do texto: o primeiro passo para a iluminação, para o auto conhecimento é o desprendimento material. Bem, esqueça o "material". Você tem é que se desprender dos conceitos que te amarraram e enraizaram nessa vidinha medíocre que você leva. Você precisa se conhecer e saber do que realmente é capaz. Aí você pode colocar o pé na estrada e seguir adiante, sabendo que você tem chances de ser bem sucedido ou mal sucedido, mas você está tentando, pelo menos.

See Ya

PS: ontem eu pedi demissão na empresa onde trabalhava e estou indo atrás de um lugar um pouquinho maior ao sol. Pensei em escrever esse texto para todas as pessoas que se sentem mal em seus empregos, como estava me sentindo, mas não tem coragem de pedir as contas. Eu fiz algo para mudar isso, e sim, estou me sentindo um bonito e único floco de neve, todo especial. Obviamente eu estou errado. Mas foda-se. Aproveitem o texto e me deixem com minhas ilusões. =)