12.4.03

A nova arte de escrever

Parece só mais um site na internet. Mas não é.

Quem ainda não se envolveu nisso não consegue perceber a arte mais uma vez renascendo, os talentos e valores sendo resgatados e surgindo em meio a tantas páginas e portais e serviços. Não consegue entender de onde vem a força dessa arte e quem são seus perpretadores.

Blogs. O nome surgiu de web log, que significa registro, mais especificamente um registro colocado na rede, a Internet. Mas nem de longe são simples registros. É muito mais do que isso.

Obviamente existem Blogs ruins, de qualidade pouco comprovada, que vivem de copiar e colar informações, estilos e layouts de outros Blogs. Há também os diários, onde pessoas registram passo a passo o que fizeram em seus dias: acordei - fiz cocô - fui pra escola - vi aquela mina gostosa - almocei - fiz mais cocô - assisti tv a tarde toda - cocei o sako - escrevi esta porcaria. Deu pra entender, né?

Mas certamente há os Blogs que são incríveis de ler. Blogs que te prendem, te emocionam, te fazem rir e muito, e às vezes chorar também. Alguns deles me fazem lembrar das aulas de literatura, quando a professora falava sobre os panfletos e folhetins que foram, durante muito tempo, a forma mais comum de se contar fatos e histórias. As pessoas ficavam ansiosas e se acotovelavam para conseguir seu folhetim com o novo capítulo da história, as principais notícias, a poesia da semana.

Felizmente hoje conseguimos superar, em partes, a hora de nos acotovelarmos. Sento aqui em minha cadeira, de frente para o computador e posso me deleitar com essa nova/velha arte de escrever. Acompanhar histórias intrigantes ou engraçadas, felizes ou tristes, e experimentar o sabor de ler as idéias ainda frescas, tintas que ainda estariam molhadas se fossem deitadas sobre o papel, saídas diretamente das mentes dessa nova geração de ótimos escritores que na Internet, e também fora dela, estamos vendo nascer.

Sinceramente espero que isso inspire as pessoas a lerem mais e criarem mais. Os nossos "blogueiros" estão nos ensinando, todo dia, que todos nós podemos criar e dividir essa criação com o mundo, e o mundo lá fora só tem a contribuir com todo o repertório para que possamos criar.

Boa sorte a todos, que como eu, estão se aventurando por essa nova forma de expressar nossas opiniões, vivências, gostos e vontades, e que ainda timidamente estão ajudando a trazer cultura de qualidade de volta às nossas mentes.

See Ya

PS: inevitavelmente tive a idéia para este post depois de participar da noite de lançamento do livro da Daniela Abade, criadora do Mundo Perfeito, Depois que acabou. Fico contente por ter participado e encontrado lá outros blogueiros, pessoas muito inteligentes e sensíveis às nuances do nosso mundo superficial e banalizado (menos o Marco Aurélio, claro... HAHAHAHAHAHA). Muita sorte a todos vocês e um abraço especial para a Alessandra, que tanto acreditou e apoiou a publicação e lançamento do livro da Daniela.