22.5.04

Pense mais uma vez

Há um ano eu publiquei aqui um texto que considero, até agora, um dos meus melhores escritos. Não porque seja literariamente bem feito, ou contenha idéias realmente inovadoras.

O texto, que reproduzo abaixo, representa toda a essência dos questionamentos que acredito que todas as pessoas deveriam ter em relação à vida e a si mesmos. E, na verdade, não me refiro às perguntas que faço no texto, literalmente. Quero dizer que o questionamento é a engrenagem que move o mundo e a vida das pessoas. Nesse texto eu convido todos a se conhecerem melhor. A se olharem no espelho diretamente nos olhos e se questionarem sobre tudo a sua volta. Questione seu modo de ver as coisas. Questione seu Deus. Questione seus relacionamentos. Questione suas respostas para as perguntas mais básicas. Questione-se e tente descobrir se você realmente não tem respostas para algumas perguntas ou se você prefere não ouví-las ou entendê-las. Questione o chão onde você pisa, e talvez você descubra que está apenas num dos andares de um prédio inteiro. Ou que, simplesmente, você está no fundo do poço e não há mais o que questionar. E então questione isso também. Questione este blog. Questione este texto, e o próximo.

Para os que chegaram há pouco, conheçam o texto. Aos que já o conheciam, questionem o ano que se passou desde a primeira publicação. =)

* * *

Pense

O que te ofende? Do que você tem medo? Quem você gostaria de ver morto? Quem você gostaria de matar com as próprias mãos?

Você dá esmolas na rua? Ignora garotos pedintes no semáforo? Você votaria num negro para a presidência? Permitiria que sua filha namorasse um negro? E uma negra? E um gordo? Ou uma branquela gótica que usa piercing na buceta e pensa que vinho é sangue?

O que te faz feliz? E o que te enfurece? Você fica impassível diante do noticiário da TV? Chora num capítulo de novela? Você transaria com alguém só pra fazer esta pessoa feliz? Ou só pra ficar feliz? Você cagaria na boca de uma pessoa se ela te dissesse que isso a faz feliz?

Você espancaria um estuprador? E um padre? Você condena o Nazismo? E o Capitalismo? Você iria a um museu? E a um baile funk? Você desejaria um deficiente físico? Ou um deficiente mental? Casaria com um tetraplégico? Entregaria toda sua economia a um pastor? E ao gerente da concessionária Toyota?

Comeria uma prostituta? Treparia com um garoto de programa? Quanto você pagaria pelo sexo de seu marido ou de sua esposa? Você acredita num deus onipresente e invisível? E nos demônios palpáveis do dia-a-dia? E em você mesmo? Você reagiria a um assalto? Abandonaria seu emprego por não gostar dele? Você ajuda crianças com câncer? Beijaria uma delas?

Você acredita que haja "gente bonita" em lugares agradáveis? Absolveria O.J. Simpson? E Fernandinho Beira-Mar? E o neguinho da favela que roubou comida? E o ministro que desviou comida? Compraria um CD da Kelly Key? Transaria com ela?

Adotaria uma criança chinesa hoje? Ajudaria um doente iraquiano? Acolheria um mendigo americano? Assistiria a um filme brasileiro? Serviria de voluntário numa FEBEM? Daria banho num idoso todo cagado e mijado? Votaria no Maluf? E no Lula?

Aceitaria suborno? Chantagearia alguém por dinheiro? E por sexo? Bateria o carro de propósito para descontar num desconhecido o stress da sua vida? Espancaria seus filhos? Denunciaria se visse um pai espancando uma criança? E se este pai fosse um traficante de drogas e armas?

Voltaria aqui se este post te ofendesse?

Você se conhece? Já se encarou no espelho hoje? Tente de novo.

E não pense em zebra!

See Ya