3.2.04

O Ciclo da Água

Antes que perguntem, esse post não está ligado ao fato de minha casa ter sido invadida por águas represadas no telhado por causa da calha entupida. Mas, de uma forma ou de outra, já tenho reparado há um bom tempo no aumento da milimetragem das águas das chuvas e no proporcional aumento dos avisos e alarmes sobre o racionamento de água em São Paulo. Certamente vão me chamar de paranóico e exagerado, ou ainda dizerem que chover na capital não tem nada a ver com o volume de água de nossos reservatórios, mas nada me tira da cabeça que nossa água não está indo para onde deveria.

E essa desconfiança também fez com que eu lembrasse da época do Ciclo Básico (para os que não tem mais idade pra saber o que é isso, Ciclo Básico compreendia os 4 primeiros anos - primeira à quarta série - do que chamamos hoje de ensino fundamental), principalmente das aulas de Ciências, onde aprendíamos o Ciclo da Água. O tempo passou e muitas coisas mudaram, inclusive o ciclo da água. Resolvi então atualizar os conhecimentos dos meus leitores e reeditar o tal ciclo, numa versão um pouco mais ácida (e certamente não me refiro ao pH das chuvas).

Evaporação

O ciclo da água começa lá longe, nos mares e oceanos, onde a água evapora e sobe na direção das nuvens. Na verdade as geleiras andam participando deste processo também, dado que a temperatura global anda subindo mais de 1 grau Celsius por século. Além disso, o ciclo do petróleo também está envolvido no assunto, pois além do produto final da queima da gasolina, o monóxido de carbono, também subir junto com a água, centenas de barris de petróleo sobem aos céus todos os dias nas piras que surgem no Iraque.

Condensação

Quando chega a alturas enormes, hoje em dia "mais enormes" ainda,também por causa do aquecimento global, a água é resfriada e transforma-se em gotículas de água que carregam as nuvens e as deixam a ponto de desabar. Contudo, a água chega acompanhada no monóxido de carbono e muitos outros gases, alguns dos quais prontos pra reagir com ela. Toda essa mistura, que ainda é banhada pelos violentíssimos raios ultravioletas que não são barrados pela camada de ozônio acaba aumentando o pH das gotículas formadas, deixando-as mais ácidas.

Precipitação

Quando a carga de água está muito grande nas nuvens, o peso acaba puxando as gotículas para baixo e aí começa a chuva. Não preciso dizer que como as nuvens tem se formado num patamar mais alto do céu, as chuvas se tornam mais violentas e perigosas. Além disso, as águas começam a descer cada vez mais em centros urbanos, pois a poliuição e o aumento de temperatura provocam uma evaporação indevida, e isso contribui.

Despreparo

Nos centros urbanos outro ciclo começa - o da estupidez - quando políticas de saneamento estão sendo tomadas, mas apenas agora, tardiamente. Ou quando pessoas jogam lixo e mais lixo nas ruas, córregos e entradas de esgoto. Diferente das águas, o lixo não evapora e vai pro céu. Ele decanta e vai pra baixo para o leito dos rios e os fundos das galerias pluviais. Já ouvi dizerem que São Paulo precisa de 40 piscinões pra combater as chuvas - hoje tem 14 - e eu digo que com todo o lixo deixado na rua, 40 será pouco.



Subida

Aqui seria o ponto onde as águas que chegam ao chão escorrem para lagos, rios e depois voltam ao mar. Besteira. Nesse momento as águas entram em casas, levam carros, levam pessoas a TV para xingar a administração atual pelos estragos, levam telhas do metrô pra fazer uma baldeação e levam um tempão pra ir embora. Só que acabam indo, e deixando pra trás muita coisa destruida e lixo, que volta para as ruas, fechando o ciclo da estupidez, mas não o das águas.

Transporte

Antes ainda de voltar aos rios, represas, lagos e mares, boa parte da água passa por gigantescas e inimagináveis estações de tratamento, todas muito bem guardadas e com processos pouco esclarecidos. É nessa etapa também que caminhões poderiam, vejam bem, poderiam levar parte da água tratada para bem longe de nossos reservatórios e rios e lagos e mares. Se alguém tem interesse nisso eu não sei, mas em muito pouco tempo água potável pode ser um artigo raro e certamente já existem nações se preparando - com a água dos outros - para esta época. É também nessa fase que os níveis de nossas represas não sobem.

Racionamento

Fase final do ciclo da água, onde nós temos de pagar pela falta de água, sendo que a água tratada não chegou, a evaporada chegou violenta e destruindo tudo e a única água que sobra mesmo é aquele fundinho que ficou nas represas. Não se surpreendam se o racionamento tornar-se normal e ainda vier um expert dizer que isso significa que a água potável do mundo está acabando. E mesmo que acabar, não se preocupem, pois europeus e americanos sempre terão um pouco de bondade e água límpida, clara e brasileira para nos vender.

See Ya