21.8.03

Fazer arte

Dois posts atrás eu coloquei aqui as opiniões e comentários da Elacoelha sobre a arte na internet. E para não deixar aquele post muito grande e desestimulante, eu resolvi não colocar lá a minha própria opinião sobre o assunto.

Eu tenho feito layouts para a internet há pelo menos 3 anos. Mas já adianto que não sou artista gráfico. Minhas habilidades com esta vertente da arte limitam-se a conhecer e saber usar muito bem programas para desenvolver webdesign, layout, etc...

Contudo, eu dificilmente consigo, talvez por ser programador, olhar para a arte na internet e ver apenas a questão do design. Estamos falando de um meio totalmente interativo, que fala diretamente ao indivíduo e que coloca em jogo não só os sentidos do usuário, mas também seu raciocínio e sua capacidade de entender contextos. Justamente por isso, quando eu olho para arte na internet eu também acredito que ela deva ser funcional e utilizável, além de bonita.

E se na área do design estamos ainda sem um artista-referência, ao adicionarmos a isso a usabilidade e a navegabilidade, acabamos com um resultado ainda pior, pois são raríssimos os casos de uma boa parceria entre design e funcionalidade.

Enfim, acredito que em breve veremos surgir uma "classe" de artistas que poderão revolucionar ou inovar claramente a arte na web. Por outro lado, eu espero que esta nova "casta" esteja preparada também para lidar com as exigências de uma arte que pouco lembra o que já tivemos até hoje na humanidade. Estejam preparados para enfrentar não só a questão da navegabilidade e da usabilidade, mas a possibilidade de desenvolver layouts que possam interagir com o usuário, ao invés deste só mexer com a informação contida numa página ou aplicação web.

Claro, isso já entra em outros ramos da arte, apontando para a arte interativa, personalizável e que é capaz de envolver o usuário de forma completa. Mas se eu for falar disso agora, seu chefe vai acabar percebendo que você está tempo demais olhando para a tela com cara de bobo. Então vou parar por agora.

Tanto eu quanto a Elacoelha temos mais coisas pra discutir dentro desse assunto. E aí, vai encarar?

See Ya