14.8.03

Criatividade digital

Quem sabe, sabe, né? Olha só o comentário da Elaine (minha amada co-piloto) sobre arte na internet.

"Sobre layout: toda criatividade que a arte, mesmo a publicitária, teve e continua tendo nas várias áreas (pinturas, esculturas, ilustrações, outdoors, fotografias e até mesmo na sétima arte) por séculos e séculos, parece não ter sido suficiente para preparar o homem para a arte na internet.

Há alguns anos, quando a internet era muito mais elitizada do que é hoje, a maioria dos layouts utilizava o recurso do fundo preto para que tudo que fosse inserido sobressaísse e ainda assim fosse mantido um aspecto sóbrio. Era comum ouvir exclamações de internautas que ao abrirem páginas como essas acreditavam que estavam diante de um trabalho profissional. Como toda tendência, tornou-se repetitiva e cansativa após certo tempo e começaram a surgir os layouts monocromáticos, dando preferência aos tons azuis.

O acesso à internet já era mais abrangente e nessa fase era bastante comum abrirmos páginas de empresas que combinavam tons sobre tons explorando, no máximo, duas cores no mesmo layout. Geralmente as cores que marcavam o logotipo da empresa. O fundo cinza azulado também foi muito utilizado nessa época.

Felizmente durante todo esse período, novos programas de arte digital surgiram e possibilitaram mais ousadia dos verdadeiros artistas webdesigners. Um exemplo desses programas é o Macromedia Flash.

Mas o que parecia servir como uma ferramenta de enriquecimento da arte digital, tem se resumido à parcas janelas com animações infantis dentro de um layout muitas vezes pesado, em que milhares de informações são exibidas simultaneamente, imitando (acredito eu, sem intenção) uma metrópole e toda sua poluição visual, afinal, quem quer todo esse lixo entrando em suas casas ou ambiente de trabalho todos os dias?

Desse excesso de informações numa mesma página, surge, em contrapartida, os layouts que se auto-denominam "cleans". Atualmente a maioria das páginas que possuíam o antigo layout de fundo preto já citado, estão utilizando fundo branco. Agora fica perceptível o quanto existe no mercado webdesigners que não entendem nada de arte e quantos artistas existem que não entendem nada de programas de arte digital.

É possível chegar a esta conclusão por um simples motivo: nem todo layout com fundo branco é "clean", nem todo layout com fundo preto é sóbrio. Essa é uma crença simplista de pessoas que estudaram muito pouco (ou nada) composição, equilíbrio, simetria e cores na arte gráfica.

Entretanto, vale esclarecer que as palavras acima não se aplicam a todos os sites. Existem exceções, embora nenhuma realmente digna de ser citada. Principalmente por que, nesses casos, geralmente a beleza na arte acarreta problemas de navegabilidade do site.

Enfim, espero pelo surgimento de nomes realmente talentosos, que se destaquem com merecimento na arte voltada para layouts. Procura-se o novo, mesclado com o clássico e apoiado na tecnologia. Todas as ferramentas para que isso ocorra já existem. Só continuo aguardando.

Ahh sim! Não se impressionem se daqui há alguns meses a maioria dos layouts estiverem com uma aparência futurista, metalizada ou até mesmo cibernética. Essa é só mais uma tendência que se tornará cansativa. Definitivamente o Leonardo Da Vinci da arte na internet ainda não surgiu."

See Ya