26.8.03

Amizades Redirecionadas

Dentre todas aquelas mensagens horríveis com conteúdo politicamente correto e/ou "bonitinhas" que as pessoas insistem em mandar pela Internet (desde aqueles "Ditado Chinês" até os "Tô Fomi, Tô Xixi"), as que eu mais odeio são as que falam sobre amigos e amizades.

Ver o sentimento humano que eu mais venero e admiro banalizado por mensagens imbecis ("envie ente post para todos os seus amigos e se alguém te responder vc saberá que esta pessoa é sua amiga") é, pra dizer pouco, revoltante.

Eu já discuti com muita gente que envia essas mensagens, mas com o tempo deixei de fazer isso, pois fazer essas pessoas se tocarem que é melhor não escrever nada ou esperar um bom momento ou uma inspiração para escrever para um amigo com sentimentos verdadeiros é muito mais complicado do que simplesmente apertar a tecla "DELETE" no meu teclado.

Enfim, as pessoas conseguiram enlatar e banalizar até mensagens de carinho e apreço. É como se eu fosse ao supermercado e levasse um pouco de Carinho fabricado pela Gessy-Lever, ou porções de Afeto da Coca-Cola Company. É sentimento em lata, forwarded friendship. Eu abomino isso.

E vagando por aí acabei por encontrar duas formas muito diferentes de descrever a amizade. Gostei das duas definições e decidi colocá-las aqui:

"Uma das principais funções de um amigo é suportar (sob forma atenuada e simbólica) os castigos que nós gostaríamos, mas não temos possibilidade, de infligir aos nossos inimigos" - Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo

"O grande amigo não é o que vem separar a briga, mas sim aquele que chega dando voadora" - Autor Desconhecido


Pelo menos as duas citações acima são autênticas (e até verdadeiras), diferente do monte de baboseira que entope nossas caixas de mensagem diariamente.

See Ya

PS: Esse post eu dedico aos Estúpidos, ao Pedro, à Lúcia, ao Marcelo Barros e a tantos outros grandes amigos que tenho feito em minha vida. Um beijo pra todos vocês.