14.10.04

O Louco, a Bruxa e o Príncipe: a parábola da humanidade

Certa vez eu voltava do trabalho, a pé, e ao passar em frente a uma rua sem saída vi um rapaz jovem, acompanhado de uma mulher, saindo da rua, com caras estranhas, olhando para trás. A mulher parecia chorar, ou falar com voz de choro, baixo. E de repente, do fundo da rua, de dentro de uma oficina mecânica, saiu um senhor já de meia idade, com roupas de mecânico. Mas só reparei que era uma pessoa por que tinha compleição física de humano, pois seu rosto de barba mal feita estava deformado e transtornado de forma que a própria mãe não o reconheceria.

"SEU COOOOORNO!!!", gritava ele para o rapaz, numa voz embargada de ódio e choro. Tentando se fazer ouvir em alto volume, tornavam-se quase incompreensíveis as palavras ditas por ele. Urros, na verdade.

O rapaz ameaçou voltar, tomando certa posição de luta, que alguns de vocês já devem ter visto em documentários do Discovery Channel.

"Nãaãooo!!", gritou a mulher. O rapaz retrocedeu. O velho avançou.

"VEM AQUI SEU FILHO DA PUTA... VÂMO SE ATRACAR AQUI NESSA RUA E VÂMO SE ACABAR AGORA MESMO!!!". Era uma súplica. O homem, desesperado seja lá com o que fosse, deixou todo seu sentimento explodir numa ira sem fim, se colocando a disposição da morte, ou de uma boa surra, para tentar solucionar o que o atormentava.

O rapaz e a mulher deixaram a rua, o homem ficou de joelhos, urrando em desespero e chorando.

O louco.

Hoje eu estava indo para o trabalho, na lotação, e uma mulher alta, com seus 40 e poucos anos, entrou. Se vestia com calça jeans e uma blusinha. Tamanco e cinto vermelhos, para combinar. Bateu boca com o cobrador. Nem sei porque. Passou pela catraca.

"Olha, nem vou começar a brigar agora, porque se não vou parar a lotação. Eu já parei muita lotação brigando."

E o cobrador, todo debochado. "Sei."

"Vai todo mundo parar na delegacia!!!! Tá duvidando?"

"É, vai sim."

A mulher não moveu uma linha de expressão. Com a voz baixa, apenas falou, retumbante. "Vocês vão perder essa lotação. Marta vai ganhar e vocês vão ficar sem a lotação. Vão capotar."

Nasceu e cresceu o silêncio na lotação, mas em seguida tudo voltou ao normal. Logo adiante a mulher desceu, silenciosa, como que conhecendo os meandros da maldição que havia rogado.

A bruxa.

"Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado. Isso porque dos homens pode-se dizer, geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e, enquanto lhes fizeres bem, são todos teus, oferecem-te o próprio sangue, os bens, a vida, os filhos, desde que, como se disse acima, a necessidade esteja longe de ti; quando esta se avizinha, porém, revoltam-se."

Nicolau Maquiavel, "O Príncipe".

See Ya