8.9.04

Dando corda

1) Essa é a primeira vez que faço algo como um "post resposta".
2) Vou escrever o post, colocá-lo aqui, e o espaço para as respostas, comentários e críticas fica a disposição de todos. Mas não esperem que eu escreva outra resposta sobre o assunto. Isso não vai acontecer.
3) Adoro discutir religião, não crenças. Não vou lançar nosso (meu e do Marcelo) blog numa fogueira de vaidades.

Apesar de toda a resposta que tive, através de comentários, e-mails e pessoalmente, realmente achei que poucas pessoas conseguiram sacar sobre o que o texto falava. Aos evangélicos ofendidos e que se sentiram ignorantes, só queria avisar que o post não foi sobre a Bíblia (cada um segue os princípios que quer) nem sobre Deus (cada um acredita no que quiser) e muito menos sobre os benefícios ou malefícios que os dois itens citados trazem pra vida de cada um.

O texto falava justamente sobre o que as pessoas estão fazendo com Deus, com a Bíblia, com pessoas ignorantes e desesperadas e principalmente sobre os motivos e métodos usados pra fazer isso. E se por um lado eu generalizei, por outro lado ninguém que tenha comentado o texto (evangélico ou não) discordou das minhas palavras sobre pessoas enganadoras e falsas que comandam centenas de milhares de cordeiros idiotas e cegos para um lado da crença que está muito mais ligado ao dinheiro do que a Deus.

Enfim, se foram minhas palavras agressivas e contundentes que fizeram vocês se confundirem sobre quem eram os verdadeiros alvos do texto, agora eu faço-me surpreso, pois ninguém melhor do que vocês, fervorosos evangélicos e leitores de Bíblia, deveriam saber separar os reais motivos do discurso das palavras fortes e impactantes, já que é assim que o Diabo (como vocês acreditam) se manifesta muitas vezes.

Eu nunca fui evangélico, é verdade, mas já acreditei em Deus. Já li a Bíblia e já li muito mais do que isso. Fiquei bastante feliz com a resposta da Laís, que aos 13 anos defende sua religião da mesma forma que eu, na mesma idade, defendia o ateísmo. A você, Laís, se chegar a ler isso aqui um dia, eu só devo dizer que você está certa. Se o texto não te causou nenhum questionamento (talvez você não precise se questionar, embora eu duvide), ou se causou e você, após se questionar, achou que o melhor pra você e o caminho com o qual você mais se identifica é o que você segue agora, ótimo. O Quando Isso não está aqui pra mudar a opinião de ninguém. Eu quero, isso sim, incitar o questionamento e a auto-crítica. Mudar de opinião, deletar o blog dos favoritos, ou qualquer outra ação advinda do questionamento é por sua conta. Repetindo as palavras de Gabriel, o Pensador: "Quem vai lavar a sua mente não sou eu, é você".

See Ya