28.9.04

Aperte a tecla verde e confirme


Bom, domingo agora rola o primeiro turno das eleições para prefeito e vereador. Mas esse post não é para fazer campanha para ninguém, apesar de eu ter minhas preferências bem claras.

Na realidade, o que me levou a escrever foi uma mensagem de e-mail que ando recebendo das mais suspeitas e insuspeitas fontes. Basicamente, é uma campanha que diz: "Vote no Serra no primeiro turno para que possamos viajar no feriado" (o segundo turno vai ser no dia 31/10, domingo, e Finados é no dia 02/11, a terça-feira seguinte). O argumento é que o candidato do PSDB vai ganhar de qualquer forma, segundo pesquisas (desatualizadas, aliás) e, assim, não haveria segundo turno para "atrapalhar".

Dentre outras "pérolas", a mensagem diz que a possível viagem do feriado é uma boa razão para todos -- até os que votariam na Marta -- mudarem suas opções. Ah, e uma das razões para que isso seja ainda mais crucial é que "é um final de ano com raras oportunidades para viajar" (só para constar: são três feriados na terça só de setembro a novembro, fora um na segunda).

Aí eu fiquei pensando nas prioridades que a gente estabelece. E fiquei pensando se o caos que constantemente ronda S. Paulo, sempre esperando para dar o bote, vale uma viagem de feriado, independentemente do candidato escolhido.

Vejam, não estou aqui, nem de longe, querendo defender a "honrada classe política desta nação" (!), mesmo porque de honrada a imensa maioria não tem nada. Mas ao mesmo tempo acho que, se a gente quiser mudar qualquer coisa que seja na condução da nossa cidade, tem que ser através dos instrumentos que temos para isso -- e o voto é um dos mais importantes e legítimos. Cada um de nós que pensa: "ah, não vai fazer diferença, mesmo", entra numas de profecia auto-realizável, pois acaba não fazendo diferença, obviamente.

Então, para concluir essa longa história, a reflexão que eu proponho é a seguinte: será que quatro dias de feriado valem quatro anos -- ou seja, 1460 dias -- da administração de uma cidade?


PS: Já está rolando uma comunidade do Quando Isso no Orkut. Entra lá!