27.8.04

Vício de personalidade

Você pode não perceber, mas milhões de reações bioquímicas acontecem no seu corpo e especialmente em seu cérebro enquanto você executa qualquer ação. Essas reações é que determinam, em maior ou menor grau, quais serão os pensamentos que atingirão seu córtex e quais nunca deixarão de ser apenas uma ligação covalente entre átomos dentro de você. As que atingirem seu córtex determinarão suas atitudes, sejam elas em concordância, ou discordância com o pensamento gerado.

Como máquinas biológicas desprovidos de qualquer outra forma de entender o mundo que não com nossos olhos e sentidos de máquina biológica, acabamos por perceber que tudo isso é sobre recompensas. Estímulo e resposta. Você, ou eu, não é mais do que isso. Se uma atitude gera uma recompensa, ela volta a acontecer. é simples assim. Esqueça a parafernália genética que se multiplica dentro de você. São suas atitudes que estão em foco aqui. Elas existem para te dar prazer, para te satisfazer e para garantir que seus genes possam um dia gerar outra criatura parecida com você. Contudo, e como em toda máquina, uma falha deveria existir.

Se a tal atitude gera uma recompensa limitada, que não propicia exatamente prazer ou satisfação ou mesmo propagação da espécie, mas mesmo assim atinge certos centros nervosos no cérebro que permitem alívio ou afastamento de uma realidade psicológica que você não quer enfrentar no momento, todo o milagre da evolução vai pra lata de lixo, e você se vicia naquilo. A evolução cometeu um erro sistemático permitindo que encontrássemos na negação da existência o mesmo prazer que vivenciamos quando vivemos plenamente. Agradeça por isso todos os dias em suas orações, pois são os vícios que mantém o mundo girando, na maior parte do tempo.

Da compulsão mais leve à dependência química mais violenta e avassaladora, todos nós temos uma conexão mais do que íntima com nossos vícios. Por vezes eles chegam a nos definir, e em outras chances, nos envergonhar e destruir. Entretanto, vícios são os filtros colocados diantes de nossos olhos por nós mesmos para que tentemos distorcer a realidade de forma a deixá-la mais aceitável.

Quais são seus vícios? Você já se encheu de trabalho e coisas pra fazer só pra ter a sensação de que estava chegando a algum lugar? Já roeu unhas até seus dedos sangrarem? Já se entorpeceu até que seu universo todo fosse um banheiro sujo com a porta emperrada? Venha. Junte-se ao clube e aproveite pra mandar as reuniões de controle anônimo de vícios pro inferno, antes que elas se tornem seu próximo vício.

Talvez você possa se viciar em heroína pra se livrar da morfina. Você pode se viciar em Jesus pra esquecer seus pecados e deslizes. Pode se viciar em remédios pra escapar de seu vício em stress. Mas no fundo, vai ficar pulando de vício em vício até se encontrar naquele momento final em que toda a realidade vem à tona e
você é só mais um pedaço frio e rijo de carne e ossos. Eu digo: aproveite seus vícios e ria dos que são completamente viciados em dizer que não têm vícios.

See Ya

PS: dedico esse texto a todos aqueles que encontraram na fuga da realidade um mundo muito mais confortante e real.