16.12.03

Quando blogs mudaram o mundo

Dentre todas as figuras que surgiram em nossas vidas desde o início da guerra comandada por George W. Bush no Iraque, acho que a que mais me cativou e me fez entender o poder da perseverança e da liberdade de expressão foi Salam Pax. Na dança macabra de soldados, civis, americanos, ingleses, iraquianos, areia, sangue, viivos e mortos, foi um blogueiro que fez a diferença.

Muitas das coisas que ocorreram em bagdá nunca chegaram à mídia, e eu tampouco teria sabido dos horrores de viver numa cidade em guerra se este homem não tivesse mantido aberto o canal de comunicação entre o inferno da guerra e o mundo ilusório e cheio de ilusões de segurança em que vivemos.

Em seu blog, Where Is Raed?, Salam Pax fez descrições horrendas e desprovidas de hipocrisia sobre a situação em Bagdá durante e no pós-guerra. Falou do real sem ser sensacionalista. Rendeu-se ao inimigo, escrevendo em inglês, para que o vôo de suas idéias e mensagens pudesse ser alçado. E durante muito tempo, quando ocorriam interrupções nos posts, eu ficava imaginando que o pior poderia ter ocorrido e que eu nunca mais iria saber sobre este blogueiro.

Felizmente ele continua ativo a agora ao lado de seu amigo Raed. Os dois alternam posts e continuam mostrando muita coisa que não chega aos noticiários. A maneira como escrevem e a perseverança de suas publicações fizeram com que eu tomasse a decisão de, a partir de hoje, traduzir os posts de Where Is Raed? para o português, aqui mesmo no Quando Isso Virar um Blog. O texto de que escolhi hoje (post abaixo) é só pra começar e tentar mostrar a forma como as coisas serão mostradas aqui. Os posts vão seguir o mesmo padrão do original, e depois deste, passarei a traduzir os posts que forem aparecendo, nas datas em que forem postados.

Não quero ficar só olhando pra tudo isso, sem saber o que fazer ou sem fazer nada. Só espero que com isso mais pessoas possam desfrutar dos fatos que ocorrem em Bagdá e entender um pouco mais do que acontece dentro do pós(?)-guerra.

See Ya