28.7.03

Tamanho não é documento

Acabou hoje a Animamundi, mostra de animações feitas em diversas partes do mundo e que todo ano acontece em São Paulo. Infelizmente só consegui ir hoje mesmo, no último dia. E nem cheguei assistir tudo o que queria, pois só consegui ficar para uma sessão. E mesmo assim valeu muito a pena.

O roteiro da sessão das 15:30 de hoje contava com:

- POVOD SVETA, de Katarina Kerekesova (ESLOVÁQUIA)
- SAD GAGS, de Karl Sandzén (SUÉCIA)
- AS VIAGENS DE UM SACI, de Moises Cabral e Dustan Oeven (BRASIL)
- DE PROFUNDIS, de Dora Keresztes (HUNGRIA)
- TAXIA, de David Robles (ESPANHA)
- THE NEWSPAPER, de Bang Eui-seok (CORÉIA DO SUL)
- LA FUNAMBOLA, de Roberto Catani (ITÁLIA)

De todos esses, valeu ter ido para assistir ao curta brasileiro, ao sensacional Taxia e ao criativo e bem produzido The Newspaper, o restante esteve entr eo aceitável (Povod Sveta e Sad Gags) e o insuportável (De Profundis e La Funambola).

Em As viagens de um Saci, filme nacional produzido com a grana da Bolsa José Petrillo, concedida pelo Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), os criadores recontam a história do Saci-Pererê inserido num mundo altamente globalizado e diversificado. Nosso folclórico personagem perde o interesse pela vida rural quando os automóveis substituem os cavalos e então decide vagar pelo mundo, passando pela extinta União Soviética e pela Jamaica, onde dá um empurrãozinho na criação do reggae. Animação é muito divertida, cheia de detalhes e mostra o papel antiautoritário que o Saci representa em nosso folclore. Tecnicamente o filme é bom, produzido com Stop Motion, animações 2D e até computação gráfica. Custou R$29 mil. Os diretores do filme, Moises Cabral e Dustan Oeven (também de História de Família, Seqüência, Entrevista com o Morcego e Abdução), são de Goiânia, que tem se tornado um dos principais pólos da animação no Brasil.

Taxia, filme espanhol, é uma sequência rápida em que um grupo de marmanjos chega "abafando" num local pacato onde uma senhora cria galinhas. Os marmanjos barbarizam o local colocando som eletrônico alto e esmagando as já citadas galinhas. Surpresa total e muito positiva é quando a pequena e singela senhora entra em casa e sai com um machado de avícola. E enquanto a mulher enxerga os três marmanjos como galinhas bagunceiras, ela parte, reparte e esquarteja o trio. Simplesmente hilário, ainda há espaço para a velhinha arremessar o carro num abismo e colocar um bom e pesadíssimo heavy metal nas caixas de som fenomenais trazidas pelos homens. Imperdível e impagável esta animação, que mais parece arte de jogo de video game. Taxia foi produzido pela Dygra Films (que também produziu, em 2001, El Bosque Encantado).

E eu nunca achei que fosse gostar de animação coreana, mas The Newspaper foi uma agradabilíssima surpresa na sessão. O curta conta a história de uma foto de primeira página de um jornal, sobre a qual foi esmagada uma nojenta e muito bem produzida barata. O protagonista da foto então salta para fora do jornal para tentar arrancar aquele bicho nojento de sua cara, e todo tipo de infortúnio acontece, como uma perseguição por baratas e o salto sobre um "abismo" entre uma escrivaninha e uma prateleira. O final, bastante inteligente, também é bom, quando o protagonista de outra foto toma o lugar na foto principal da página, antes que o original retorne. Bem sacado este desenho.

Pra quem perdeu esta edição do Animamundi, no site eles dizem que vão lançar a versão da mostra em DVD. Somente pela parte boa dessa sessão de hoje eu acho que já valeria, e ainda acrescentando os outros dias, seria demais ter isso no acervo.

E pra não dizer que não elogiei a iniciativa, mais uma vez a Petrobrás está de parabéns por trazer, apoiar e patrocinar esta mostra de curtas aqui no Brasil. A Animamundi também teve sua versão carioca entre os dias 11 e 20 de julho.

See Ya