5.7.03

De lógicas improváveis e probabilidades ilógicas

Apesar de todo o apelo e de toda a tentação que ronda estas ocasiões, admito que raramante aposto na Loteria. Acabo cedendo somente em situações de extremo apelo, como os atuais 31 milhões acumulados para o concurso 277 da Megasena. Não que o valor faça muita diferença: ganhar 1 milhão de reais ou 31 uma vezes isso são duas situações completamente inusitadas, inesperadas e alienígenas pra mim. Monetariamente eu não sei quanto é um milhão. Sequer consigo imaginar quanto espaço, em notas de 1 real, isso ocuparia. Tampouco 31 milhões.

O que me atrai mesmo para dentro de uma casa lotérica (virtual ou real) não tem exatamente a ver com as cifras disputadas probabilisticamente por milhões de brasileiros. Mas sim o fato de que sorteios da Megasena parecem obedecer leis próprias ao invés de pacificamente aceitarem leis e teoremas da física e da matemática.

Sim, leis próprias, pois além de todo esse furor que envolve os pensamentos e bolsos dos apostadores, existem outras coisas muito curiosas acerca da loteria e em especial da Megasena. Por exemplo, eu conheço caso de pessoas (abastadas, claro) que chegam a gastar 5, 10 mil reais em uma única semana de apostas na Megasena. Parece loucura, mas quem me contou isso diz que o retorno compensa.

Vocês já repararam que nunca saiu a seqüência 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 na Megasena? Pois é. Apesar de a probabilidade ser a mesma, alguns números aparecem com maior frequência do que outros. Como exemplo, eu poderia dizer que são extremamente raros os concursos onde a soma dos números sorteados é inferior a 100, ou superior a 150.

Raramente, segundo a disposição dos números no volante de apostas, teremos sorteados num concurso mais do que três números numa mesma linha ou coluna ou diagonal. Mesmo 3 números colineares já é difícil.

Ainda considerando o volante de apostas, se você dividí-lo em quatro quadrantes idênticos, separados por uma linha horizontal e uma vertical, eu digo que é praticamente impossível que sejam sorteados 4 números do mesmo quadrante, ou ainda, que o resultado final final tenha números apenas de 2 quadrantes.

De acordo com a estatística mais recente, calculada hoje, o número que mais saiu em concursos da Megasena até hoje foi o 36. E mesmo assim, a chance de sair qualquer outro número é a mesma.

E você? Já fez a sua "fezinha"? Se já, quebrou a cara, porque não seguiu as dicas acima e portanto está fora das leis da Loteria. Se não, faça agora mesmo. Aliás, faça sem ter que sair de casa, pegar fila e ainda ter que ficar escondendo de olhos furtivos qual a sua combinação secreta para o mundo dos sonhos. Seus sonhos.

O site Mastersena é uma nova forma de se apostar na loteria pela Internet, através de Bolões Eletrônicos (e-Bolão). O site é legal e fácil de usar. Além de confiável (eu mesmo já apostei lá). Ahhhh, e claro, ia esquecendo de dizer: fui eu que construi todo o site, do início ao fim, da programação ao layout, para um cliente meu.

Então aproveite sua vontade de ganhar na Megasena e dê um apoio a este programador orgulhoso de seu mais recente trabalho. =) Se você não quiser ir, tudo bem. Só não reclame depois se seu IP misteriosamente for bloqueado neste blog! Hehehehehe.

See Ya