28.7.03

Por uma vida nada ordinária, e bem violenta

Danny Boyle. Esse nome sempre causa um certo impacto em mim. Talvez o mesmo que ouvir Guy Ritchie (Snatch e Lock, stock and two smoking barrels) ou David Fincher (Fight Club, Seven, Panic Room, The Game). Não foi diferente quando decidi assitir Extermínio (28 Days Later) logo que soube que era dirigido por ele.

Sim, sim, é verdade que Boyle andou pisando muito na bola, com A Praia e Por uma vida menos ordinária. Mas e daí? Todos tem seu preço e acabam por se vender um pouquinho à Hollywood. Bom é saber que Boyle tinha chances de se recuperar e arrasou neste thriller de terror e suspense.

28 Days Later é um filme de premissa simples: um grupo de ambientalistas (?) invade um laboratório e tenta libertar macacos utilizados em experiências. A operação falha e o resultado disso é uma devastadora epidemia. Vinte e oito dias depois (dãããããã), Jim (Cillian Murphy, de How Harry Became a Tree) acorda num hospital e começa a vagar por uma Londres completamente deserta, mórbida e muito, muito perigosa. Minha contribuição ao mundo dos SPOILERS termina aqui. Vocês terão de assistir o filme para saber o resto.

E mais interessante ainda é que Boyle e sua equipe conseguiram fazer um filme impactante (prestem atenção à cena do espelho, ou a da briga entre Jim e um soldado), completamente recheado de um terror onipresente, iminente, irreversível e mortal, e ao mesmo tempo conseguiram levantar a lebre da transformação do ser humano (ou da falta dela) ao longo de sua existência, que tem durado "a few blinks of an eye" - alguns piscares de um olho - como lembra um dos personagens do filme. 28 Days Later possui cenas de perseguição, reflexão, sangue sendo esguichado, tomada de decisões, suspense eletrizante, otimismo e muito mais. É um filme bastante completo e um dos melhores, do gênero, que eu ja vi.

Ouvi algumas pessoas o comparando com Resident Evil. Por favor, ignorem esta comparação. Quem achar isso, no mínimo, não entendeu o filme.

O filme foi todo gravado em câmera digital (menos a sequência final, eu acho), o que dá uma ambientação e um tom todo diferente às imagens. A trilha sonora de John Murphy está muito boa, pois casa muito bem com o filme.

Enfim, se você gosta de cinema inglês, Danny Boyle e está querendo quebrara a cara do diretor desde que viu A Praia, vá assistir 28 Days Later. Não esperem nada como Cova Rasa ou Trainspointing, mas garanto que vocês terão muito com o que se admirar, assustar, refletir, temer e se diveritr com este filme.



See Ya