9.12.04

Interferência

O mundo foi feito para ser provado em seu estado real? O Princípio da Incerteza de Heisenberg previu na física quântica o que a vida põe a frente de nossos olhos todos os dias: quando mais informação se obtem de um fato, de um momento, de um estado, maior é a incerteza dos dados ou, trocando em miudos, quanto mais sabemos de uma coisa, mais interferimos nela, e por isso sabemos de forma mais imprecisa, incerta.

Uma vez que tenhamos lançado um simples olhar sobre a realidade, mesmo que de forma introspectiva e pessoal, já a modificamos, ainda que no espectro introspectivo e pessoal (obviamente). E quando geramos conhecimento a partir da realidade observada (e modificada) geramos apenas uma máscara da realidade moldada por nossas percepções e vontades, que também será modificada pelo outro quando este observar a ersão da realidade criada por você. Extrapole isso para um grupo maior de pessoas, digamos 6 bilhões, e inclua nisso mecanismos de comunicação em massa, padronização e rotulação da opinião e acúmulo cultural e conceitual de uma civilização que já dura pelo menos 10 mil anos, e duvido que algum computador atual ou futuro possa definir a quantidade de mundos que habitam nossa auto-entitulada realidade.

E procurando aumentar ainda mais esse número, eu questiono vocês e a mim mesmo: é possível observar, medir, enxergar, inferir ou determinar o que é a Primeira Realidade, ou a realidade original. Ou melhor, é possível saber o que é a Segunda realidade (ou seja, a Primeira Realidade modificada) e dessa forma conseguir determinar o que é a Primeira Realidade?

See Ya

PS: o texto acima é o início da discussão Interferência que comecei no Orkut, dentro de uma nova e promissora comunidade. Criada por um grande amigo para gerar paradoxos reais e irreais e tentar sustentar que o que chamamos de realidade não passa de um amontoado de ilusões, a comunidade Illusions promete ser um bom centro de discussões filosóficas e viajantes. Participem.