21.2.07

Distribuição Realmente Simples

Embora essa tecnologia tenha sido criada na década de 90, o RSS (Really Simple Syndication) tornou-se muito popular apenas há alguns poucos anos, principalmente com o avanço do famigerado conceito de Web 2.0.

Em linhas gerais, essa tecnlogia permite que as publicações de um site (seja um blog, um site de notícias ou um repositório de vídeos) sejam recebidas (normalmente em forma de título e cabeçalho da publicação) e lidas por programas (RSS Readers), que alertam seus usuários das novidades contidas no referido site.

Infelizmente diversos bons blogs e sites não possuem esse recurso, embora seja bastante fácil colocá-lo a disposição dos leitores e também, ler os RSSs dos sites de seu interesse.

Acredito que alguns dos leitores do Quando Isso utilizem RSS para manterem-se atualizados com os posts quase bissextos do blog, mas de qualquer forma, se alguém não usa (ou gostaria de disponibilizar isso em seu próprio site), os parágrafos abaixo servirão de ajuda, espero.

Para aqueles que desejam receber os posts do Quando Isso (ou qualquer outro site que disponibilize seu conteúdo via RSS), atentem para os íconea abaixo:

RSS Icon RSS Icon RSS Icon

Em geral, a representação indicativa de que o site possui um RSS Feeder é um desses três ícones, mas claro qu eisso pode variar. Qualquer que seja o ícone, para poder receber as notificações, é necessário ter um programa que leia o RSS. Eu particularmente indico o RSSOwl, da Mozilla, para usar como um programa separado, no seu computador, ou o Google Reader, para poder receber os RSS de forma parecida com que se acessa o GMail.

Depois de instalar (o RSSOwl) ou cadastrar-se (no Google Reader), basta clicar com o botão direito do seu mouse sobre um dos ícones acima, no site desejado, e escolher a opção "Copiar Link" ou "Copiar atalho". Depois é só colar o resultado dessa operação no local apropriado do leitor de RSS da sua escolha e adicionar o endereço. Fácil, fácil. Por exemplo, a URL do RSS do Quando Isso é http://quandoissovirarumblog.blogspot.com/atom.xml.

Para aqueles que desejam disponibilizar o conteúdo de seu blog ou site via RSS, darei duas dicas: se você usa o Blogger, basta ir até as configurações de seu blog, clicar na aba "Site feed" e escolher a forma de exibição dos posts (eu uso "short"). Depois clique em salvar configurações e pronto: coloque um dos ícones acima com o link http://SEUBLOG.blogspot.com/atom.xml e todos poderão (com as dicas acima mostradas) acessar seu conteudo via Google Reader (ou outro leitor de RSS).

A outra forma de disponibilizar o conteúdo (se você não usa o Blogger) é cadastrando-se num dos muitos sites de RSS Feeding, como o FeedBurner. Lá as instruções são simples e claras.

A distribuição de conteúdo fica cada vez mais simples (sem trocadilho) e o RSS só vem provar isso. Saber como e para quem distribuir o que você publica pode ser o diferencial que transformará seu site num grande centro de visitação. Mas a história é sempre a mesma: não adianta distribuir se o material for um lixo. Então use as dicas acima e aproveite para questionar o conteúdo do seu site ou blog.

See Ya