23.5.05

O que herdamos de Guarapari?

Eu não tenho muito o que dizer sobre o assunto. O que dizer de alguém que realmente acredita que o RPG é capaz de transformar jovens em assassinos? É mais fácil encontrar culpados do que resolver problemas. Apontar o dedo pro RPG, pros filmes, pro futebol, pro fanatismo religioso, pro heavy metal, pro Marylin Manson e dizer que estes são os culpados por termos um mundo mais violento é fácil demais. Descobrir os reais motivos e tentar evitar as reais causas da violência é muito complicado: uma espécie de Navalha de Occam distorcida.

Navalha distorcida que políticos como este insistem em perpretar.

Felizmente também encontrei esta e esta referências, trazendo um mínimo de luz ao que significa e representa o RPG e sua falsa relação com os crimes em Guarapari.

Acabei deixando também um pequeno texto no mural de recados do deputado Reginaldo Almeida, do PSC de Espírito Santo, que é o autor da cega lei que vai tentar proibir a comercialização de jogos eletrônicos e RPGs de mesa. Segue abaixo o meu recadinho pra ele, que até o momento da publicação deste post, estava aguardando aprovação para ir ao ar no site dele. Duvido que vá, pois ao que parece eles só liberam comentário favoráveis ao deputado. Clique aqui para ver o mural.

Acredito que seu projeto contra os jogos eletrônicos e RPGs seja completamente cego no que concerne aos benefícios que os mesmos podem trazer. Eu jogo RPG há 12 anos e apenas através do RPG aprendi a ler, escrever e falar inglês fluentemente, mantenho um grupo de amigos unidos há 12 anos e desenvolvi habilidades muito consistentes para trabalhar em grupo, liderar e tomar decisões.

É típico de políticos preguiçosos essa lei, que ao invés de tentar detectar qual o real problema por trás das ditas "influências", resolve "nivelar por baixo" e tentar evitar o acesso a todos benefícios que jogos eletrônicos e RPGs de mesa podem trazer.

Você deve saber que existem projetos de alfabetização de adultos e ensino de 2º grau em história e física usando sessões de RPG. Você deve saber que existem cursos de aperfeiçoamento técnico utilizando jogos eletrônicos. Você deve saber que em áreas metropolitanas onde jogos cooperativos foram inseridos na educação regular, houve queda de até 70% na criminalidade infanto-juvenil. Se você sabe de tudo isso e ainda tenta barrar a utilização destes jogos, desconfio de suas reais intenções para com o ensino e desenvolvimento dos nossos jovens.

Até mais.


Espero, sinceramente, que o projeto de lei caia por terra e seja descartado. Espero que os culpados pelos crimes sejam condenados. Espero que o advogado que decidiu incluir o RPG nessa história nunca mais consiga dormir, e sua consciência (?) pese mais do que todos os livros de RPG juntos.

See Ya