22.3.05

Efemérides e o eu através do outro

Para quem gosta de efemérides -- eu, será? --, essa época é rica: no domingo passado, dia 20, às 09h34, comemoramos o começo do outono e também o início do Ano Novo Astrológico, com o sol entrando em Áries. (Quem acha isso tudo uma grande bichice não precisa nem continuar heheh)

Para os mais crédulos, ou menos céticos, 2005 será regido pela Lua, símbolo da feminilidade, emoção e renovação. Será um bom ano para encararmos nossos medos e descobrirmos sentimentos ocultos, além de darmos mais atenção à espiritualidade.

Quanto ao outono... bem, vou pedir a Neruda que conte para a gente.

ANTES de amar-te, amor, nada era meu:
vacilei pelas ruas e as coisas:
nada contava nem tinha nome:
o mundo era do ar que esperava.

E conheci salões cinzentos,
túneis habitados pela lua,
hangares cruéis que se despediam,
perguntas que insistiam na areia.

Tudo estava vazio, morro e mundo,
caído, abandonado e decaído,
tudo era inalienavelmente alheio,

tudo era dos outros e de ninguém,
até que tua beleza e tua pobreza
de dádivas encheram o outono.

Pablo Neruda, Antes

(Uma digressão: até hoje eu ficava cheio de dedos de usar aqui algo que não era originalmente escrito por mim. Mas, what the hell, tem hora que alguém diz exatamente o que você quer dizer -- às vezes muito melhor --, então pra que chover no molhado? Sobre isso, me lembro de uma música antiga do Milton e do Tunai que diz: "Certas canções que ouço/cabem tão dentro de mim/que perguntar carece/como não fui eu que fiz"...)

Enfim, Bom Outono e Feliz Ano Novo!

PS 1: Ah, hoje é o Dia Mundial da Água. Algo me diz que em um futuro não muito distante isso vai ser bem mais significativo e falado do que hoje, pela sua escassez. Tomara que eu esteja errado.

PS 2: E encerrando a sessão datas, hoje também é aniversário da Luciana. Feliz Aniversário, Lu! Tem sido ótimo conviver com você!