9.5.06

Megalos

Se você pensa estar no topo, tanto melhor. A pancada vai ser mais forte quando você atingir o chão.

Vivemos no topo da cadeia alimentar, buscando subir na carreira profissional, crendo que do Alto virá a salvação. Sem questionar a influência da semântica em nossas aspirações e aspectos culturais, eu digo que é bastante comum encontrarmos pessoas "no topo", ou seja, satisfeitas com o que tem, ou usurpando termos maliciosamente cunhados, como "bem sucedido" ou "vencedor". Mais do que uma simples questão competitiva (que a natureza impõe a nós, quer gostemos ou não), a busca por essa "vitória" é muitas vezes o reflexo da necessidade de provar algo para alguém, ou um vício que mantemos para garantir que nos sintamos bem com nossas decisões, ou ainda outras coisas, como culpa ou compensação.

Vencer não é uma doença. Lutar inexoravelmente pela vitória, respirar constantemente os ares da auto-superação, do aprimoramento máximo, da autofagia orgulhosa, é. Pessoas assim precisam de ajuda. E correndo risco de não ajudar em nada, eu cito Raul Seixas:

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa


Supere a si mesmo, vamos! Melhore a cada dia! Torne-se melhor e melhor e reze todo dia para o Papai do Céu, agradecendo o fato de você ter se adaptado a isso. Isso tudo, claro, antes de você contemplar o vazio e, por vezes, a culpa. E não é só isso. Muitas vezes é olhar e ver o quanto você ainda pode fazer por si mesmo e pelo outro. É olhar do topo(?) da sua vida e perceber que você não sabe responder nem as perguntas mais básicas, dentre as que realmente interessam. É perceber que o que supre, nem sempre sustenta e o que satisfaz, nem sempre resolve.

Chega disso, servo-controle! Sem essa de super planos para ser bem sucedido. Olhe para frente e veja o que te chama a atenção. Eu tenho amigo (da mesma idade que eu) casado, que será pai ainda esta semana. Eu tenho amigo (da mesma idade que eu) juntando dinheiro pra comprar casa e casar. Espero mesmo que eles estejam felizes em seus caminhos planejados para dar certo. Mas espero mais ainda que eles percebam logo que todos os caminhos dão certo, porque estamos indo todos numa única direção, queiramos ou não.

See Ya